Lembro do dia que apaixonei-me por Mafra. Estava a voltar de um final de semana em São Julião das Lampas eu, minha esposa e filha resolvemos voltar pela Nacional eis que vejo o Palacio de Mafra ao fundo, no entardecer, Lindo, imponente. Nos olhamos e decidimos procurar uma morada pelo Concelho.
Uma série simples, despretensiosa, são fotografias onde a cor é fator preponderante, o periodo que elas podem ser tiradas é curto, sempre entre o final do por-do-sol  e o início da noite. Ao mesmo tempo que simples é uma série produzida lentamente, com cuidado, muita observação e poucas fotos. Lusco-Fusco desafiador para o entendimento da nossa visão, belo, colorido um período do dia que favorece as cores do Concelho, luzes com um tom alaranjado, céu azul, natureza e monumentos históricos na penumbra ou as vezes como uma "mera" silhueta.
Desde Janeiro de 2023 sou morador de Alcainça, uma pequena aldeia, 8 minutos distante de Mafra. Tenho uma varanda com uma vista desafogada onde observo o tempo passar, vento nuvens, pássaros, cor. Amo o Concelho, desde as deliciosas, porém
ventosas praias de Ericeira, ao charme da pequena Cheleiros e o sempre imponente Convento.
Essa série é apenas uma ode, uma simples declaração de amor a um lugar que acolheu minha família tão bem.
Não sei se terá um fim, mas imagino que continuarei nessa rotina, de olhar pela janela ver o laranja e azul tomando conta do horizonte e decidiir sair para fotografar.
Lusco-Fusco, por Marco Estrella.

You may also like

Back to Top